Para ver as definições das palavras, clique num dos números da grelha. Escreva a palavra à frente da definição, e clique no botão "Inserir" para colocar a palavra na grelha. Se tiver dúvidas clique no botão "Ver Pista". De cada vez que pede uma pista, diminui a pontuação! No final, clique no botão "Verificar".
Consiste numa “operação, condicionada à casta cultivada, à fertilidade do solo, ao sistema de condução, às técnicas culturais e ao destino da uva, que tem por objectivo limitar o desenvolvimento vegetativo e regularizar a produção”
4.
Depois de formada a videira, este tipo de poda deve garantir o crescimento lenhoso, facilitar uma boa distribuição das varas e respectivo vigor, proporcionando as mais altas produções dentro do melhor equilíbrio fisiológico e retardando o seu envelhecimento.
8.
No Inverno pode-se encontrar na base das varas sob a forma de picnídios e sob a forma de micélios nos gomos basais, daí que seja inconveniente efectuar podas muito curtas, visto que os gomos infectados por vezes não abrolham e quando o fazem dão origem a ramos contaminados.
10.
Da combinação da poda de vara com a de talão encontramos a poda mista, que resulta da utilização na videira em simultâneo, da vara e do talão.
12.
Esta modalidade implica deixar as varas de vinho, com 8 a 10 gomos, empadas ou arqueadas.
14.
É o número de gomos normais deixados na cepa depois da poda
15.
Para além de todos os cuidados que se devem ter com a conservação e desenvolvimento das videiras, os instrumentos que se utilizam no seu manuseamento requerem uma atenção especial, uma vez que estes constituem veículos de transmissão de ---------- e pragas,
17.
Para além de todos os cuidados que se devem ter com a conservação e desenvolvimento das videiras, os instrumentos que se utilizam no seu manuseamento requerem uma atenção especial, uma vez que estes constituem veículos de transmissão de doenças e pragas, vulgarmente conhecidas como doenças de
18.
Para o corte das varas e braços que são delgados
19.
Vara que se desenvolve na madeira com mais de dois anos, sendo proveniente de gomos dormentes e adventícios.
20.
Esta poda realiza-se nos bacelos ou enxertos-prontos na passagem do viveiro para o local definitivo.
21.
As unidades de carga encontram-se distribuídas por varas com quatro ou mais gomos. Podemos ainda dentro desta poda ter duas modalidades diferentes:
22.
Vara inserida no ramo do ano anterior, proveniente de um gomo hibernante e normal.
Vertical -
2.
Deve-se proceder à eliminação de videiras mortas, tecidos doentes ou lenha já envelhecida através de ....
3.
A poda depende da -------, dos recursos do meio vitícola e do potencial vegetativo da planta;
4.
Com este tipo de poda pretende-se promover o desenvolvimento da planta e modelar a sua forma, tendo em conta as condições climáticas, de solo, a casta, o tipo de armação e condução.
5.
Utiliza varas de vinho, com 8 a 10 gomos, de elevado comprimento, sem serem empadas e com aproveitamento de talões, na maioria das vezes.
6.
Tem por objectivo favorecer o desenvolvimento da planta, incrementando os crescimentos lenhosos deixando dessa forma pouca carga (poda ataloada).
7.
Quando é que se realiza normalmente a poda?
9.
Este tipo de poda é utilizado para efectuar uma correcção de alguns defeitos ou estrangulamentos que se desenvolveram através da realização de operações culturais praticadas em momentos anteriores.
11.
Para o corte dos braços que são mais grossos
13.
Pode apresentar-se por um lado, de uma forma lenta, afectando a circulação da seiva e provocando o aparecimento de sintomas provocados pela libertação de toxinas dos fungos, e por outro lado, de forma rápida com a morte da videira provocada por sintomas parecidos com a podridão radicular.
16.
Os órgãos ---------- são os que maiores cuidados inspiram, portanto deve-se proporcionar-lhes melhores condições de temperatura, luminosidade e arejamento.
18.
As unidades de carga encontram-se distribuídas por talões com dois a três gomos, também conhecidos por tornos, polegares, etc
Sem comentários:
Enviar um comentário